Personagem

Homem de Ferro

Homem de Ferro (Iron Man, em inglês) é um personagem fictício dos quadrinhos publicados pela Marvel Comics. Sua identidade verdadeira é a do empresário e bilionário Tony Stark, que usa armaduras de alta tecnologia no combate ao crime. Foi criado em 1963 pelo escritor Stan Lee, o roteirista Larry Lieber, e os desenhistas Jack Kirby e Don Heck. O objetivo de seu criador, Stan Lee, era aceitar o desafio de fazer um personagem ser odiado e depois amado pelo público, assim, criou um dos super heróis mais marcantes de todos os tempos. A primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 (história publicada pela primeira vez no Brasil em Heróis da TV #100). Desde então se tornou um dos personagens mais conhecidos da Marvel, como membro dos Vingadores e adaptações para desenhos animados e cinema.

Robert Downey Jr. interpreta Tony Stark nos filmes do Universo Marvel Cinematográfico. A estreia do personagem foi em 2008 em Homem de Ferro, a primeira produção independente do Marvel Studios. Assim como nos quadrinhos, Stark é um bilionário que fornece armas para o governo norte-americano. Após a realização de uma demonstração de suas criações, ele é sequestrado por afegãos e durante o período que passa preso, desenvolve uma armadura para conseguir escapar. No mesmo ano, estabelecendo um compartilhamento dos filmes da Marvel, o ator fez uma pequena participação como Tony Stark na cena final de O Incrível Hulk. O próximo filme do UCM foi a continuação Homem de Ferro 2, de 2010, onde o herói enfrenta os vilões Chicote Negro e Justin Hammer. Stark é um dos Vingadores em Os Vingadores, de 2012, onde sua torre em Nova York é usada por Loki como ponto de partida de uma invasão pelos Chitauri.

O primeiro filme após Os Vingadores foi Homem de Ferro 3, de 2013, inspirado na série Extremis. O Homem de Ferro é novamente parte dos Vingadores em Vingadores: Era de Ultron, de 2015, onde Stark cria o maligno robô Ultron e tem de impedir seus planos de exterminar a raça humana. Após o filme, Stark deixa os Vingadores, sendo substituído pelo amigo James Rhodes, o Máquina de Combate. Ainda assim tem papel proeminente Capitão América: Guerra Civil, de 2016, inspirado na série homônima e tendo Stark a favor dos Acordos de Sokovia e assim entrando em conflito com o Capitão. Além disso, Downey está confirmado no reboot da Sony Pictures do Homem-Aranha em 2017, Spider-Man: Homecoming.
Vídeo sobre: Homem de Ferro
Imagens de: Homem de Ferro
Tags: